Hoje, apesar da forte ventania, tomei coragem e levei meu estimado e velho de guerra SpotOn 50 pra pista. Faz mais de um ano que ele está pendurado na parede, e já estava na hora de tirar a poeira. Aliás, além de pó, tirei teia de aranha, pelo de cachorro, bolor e uma crosta amarelada no cabeçote do motor.
Por falar em motor, a minha preocupação e maior dúvida era sobre o seu funcionamento. Será que vai pegar? Deve estar tudo ressecado por dentro, pois guardei esse tempo todo com o combustível no tanque e o carburador aberto... Falha minha!
Instalei um novo receptor, fixei as antenas, fiz uma verificação de todos os comandos e detectei um problema no servo do leme. Já com o servo substituído, caixa de campo conferida e baterias carregadas, vamos pra pista.
Mesmo com o vendaval, quando lá cheguei já estavam presentes o Gabriel e o Wolf. Logo em seguida chegaram Vinícius, Tulio e Mazzarino. Até meu pai deu uma passadinha por lá.
Ainda faltava configurar o rádio, centralizar os servos, programar exponenciais e dual rates, além das posições mínima, máxima e corte do motor. Com a ajuda de todos, isso foi feito muito rápido.
Diferente do que imaginava, fiquei surpreso com o motor. Ele nunca funcionou tão redondinho. Bateu, pegou, umas voltinhas na agulha e pronto! Podem falar mal do JBA, mas pra mim, ele é um excelente motor. Meu JBA 56 ficou mais de um ano parado e chegou a grudar algumas partes móveis por falta de uso, e agora ele está girando uma hélice 13x6 sem ressentimentos :-)
Decolei e me assustei com o comportamento do modelo no ar, tanto pelas rajadas de vento, quanto pela minha falta de confiança. Depois de tanto tempo, é como se fosse o primeiro voo novamente. Pousei e reduzi a quantidade de comando nos ailerons para a metade.
Pronto pra decolar novamente, o motor agora pega na mão, na primeira. Nariz pra cima, boné saindo da cabeça de tanto vento, montanha de poeira saindo da pista e o SpotOn lá, berrando afinadinho, sem engasgar. Quanta alegria!
Mas, alegria mesmo é voltar pra casa com o modelo inteiro. E agora ele não vai voltar tão cedo pra parede. Amanhã já está escalado para a sessão da tarde, com ou sem vento!
Realmente esse motor eh nervoso mesmo.
ResponderExcluirEsse anônimo aí é o Milton Nery... :-) Né?!
ResponderExcluirShow de bola...e esse anonimo aqui sou eu - Vinicius
ResponderExcluirTurminha tem medo de falar bem do motor JBA... Fica se escondendo atrás do anonimato! eheheh...
ResponderExcluireu tenho JBA....o cordinha que falou mal desse motor e hj só elogiou...fiquei puto e vim embora....
ResponderExcluirAmanhã tem mais! Vamos chegar mais cedo pra aproveitar mais a tarde... Pela previsão do tempo, o vento vai dar uma diminuída.
ResponderExcluirEu tinha receio com o JBA, um amigo esta apanhando com um JBA 46, e ontem comprei um aero usado com motor JBA 52, quando vi o motor fiquei com um pe atrais, mais o cara testou ele e vi que e muito bom, hoje voe com ele 3 vos, pegou na mao, e foi belezinha !!
ResponderExcluirExatamente Andres... Só fala mal desse motor quem não conhece. É o preconceito que muitos têm em relação às marcas menos conhecidas, aos itens mais baratos e aos produtos chineses.
ResponderExcluir